Valve anuncia seu próprio sistema operacional Linux: SteamOS


Uma notícia para estremecer completamente o mundo dos jogos e principalmente o Linux. Após alguns dias aguardando o anúncio misterioso no site da Steam, é divulgado a criação de um sistema operacional próprio para rodar seus jogos e baseado no Linux.

O sistema operacional estará disponível para download em breve e será gratuito! O anúncio ainda completa quer o SteamOS será gratuito para sempre. Juntamente com o SteamOS, toda plataforma Steam estará disponível, como a Oficina.

E agora o que todos queriam ouvir: jogos AAA nativos! A lista será divulgada em breve, mas por se tratar da própria Valve criando seu sistema operacional, a expectativa é de que seja grande.

Pois bem meus amigos, agora mais do que nunca, os Pinguins também jogam!

Confiram em http://store.steampowered.com/livingroom/SteamOS

Amnesia: A Machine for Pigs - Disponível para Linux


Foi liberado hoje pela Steam a continuação do grande jogo de terror, Amnesia: A Machine for Pigs e está disponível para Linux. 

Após o Amnesia: The Dark Descent, que foi muito aclamado pela crítica, A Machine for Pigs traz uma nova história e protagonista, além de gráficos, sons aprimorados, puzzles e claro que tudo isso acompanhado por muito suspense e terror.

Coloque o seu fone de ouvido, apague a luzes e se prepare para tomar muitos sustos! ;-)


Confira abaixo o trailer do jogo:

http://www.youtube.com/watch?v=2ZV6Fwx_Sf4


Dell atende pedidos e disponibiliza mais equipamentos com Ubuntu



Para quem acompanha os perfis de fabricantes em redes sociais, principalmente no Google+, já deve ter notado os vários pedidos de usuários de Linux para a Dell aumentar as opções de equipamentos com o Ubuntu. E eis que os pedidos foram atendidos! 

Através da sua página oficial do Facebook, a Dell Brasil anunciou o aumento de ofertas de equipamentos com Ubuntu Linux instalado de fábrica. 

Para quem quiser conferir, o link para ver as opções é:
http://www.dell.com/br/p/laptops?~ck=bt#!facets=24201~0~349667&p=1&overrides=

Opinião: Como um proprietário de um notebook Dell Inspiron 14R, digo seguramente que apesar de ter um valor um pouco maior do que outras marcas, o notebook vale cada centavo pago. A construção é bem feita com a tampa da tela e do apoio dos punhos em alumínio. Possui boa configuração, teclado confortável, leve e bem silencioso. Optei pela marca depois de alguns anos com ótima experiência profissional com os equipamentos da Dell. No meu notebook precisei utilizar o suporte e tive a mesma qualidade de atendimento. Ter os mesmos componentes todas marcas tem. Mas ter qualidade na fabricação das placas, montagem e qualidade no atendimento, são poucas... Portanto quem me pergunta sobre a Dell, eu recomendo.

Metro Last Light confirmado para "ainda este ano" no Linux


Esta notícia é o que muitos queriam ler: Metro Last Light foi confirmado para Linux ainda este ano pelos seus desenvolvedores. O título 'AAA' (games grandes desenvolvidos para várias plata forma e com alto investimento) realmente está a caminho para o Linux! O jogo foi lançado em maio deste ano para XBOX 360, PS 3, Windows e foi muito bem recebido pela crítica com seus gráficos maravilhosos e excelente história. 

Para o lançamento do jogo no Linux a 4A games, desenvolvedora do jogo, irá disponibilizar conteúdo adicional para download, novos personagens e armas, além de um novo modo de jogo chamado 'Ranger Mode'

Esta é a mensagem dos desenvolvedores traduzida:

"O desenvolvimento está sendo feito pelo estúdio da 4A games e nós estamos muito felizes com os resultados. Esperamos que os jogadores de Mac e Linux apreciem nossos esforços para criar a melhor versão possível para as suas máquinas."

Preparem-se  para uma nova era com grandes jogos disponíveis também para Linux!

Enquanto não está disponível, curtam abaixo o trailer oficial do jogo:




Configuração do Ubuntu One é adicionada ao instalador do 13.10

Mais uma novidade pintando para o Ubuntu 13.10. Ao final da instalação do sistema operacional, será possível configurar configurar a sua conta do Ubuntu One. Para quem não sabe, o Ubuntu One é um serviço de armazenamento na nuvem (disco virtual) que fornece ao usuário 5GB gratuitos de espaço. Também possui serviços para comprar músicas e as ouvir por stream em vários dispositivos.

Site oficial: https://one.ubuntu.com/

Ajude a escolher os novos papéis de parede do Lubuntu


O lubuntu é um sistema operacional Linux baseado no Ubuntu e que possui foco em ser bem leve e rápido. Para isso ele utiliza a interface gráfica LXDE, o que é ótimo para máquinas mais antigas e com menor poder de processamento.

A nova versão 13.10, que será lançada em breve, está escolhendo os 5 novos papéis de parede entre os 13 finalistas em uma votação disponível em http://lubuntublog.blogspot.co.uk/2013/08/vote-baby-vote.html. A votação estará disponível até 12 de setembro e os ganhadores estarão disponíveis na futura imagem ISO, além de também estarem disponíveis para instalação através da Central de programas.

Entrem e votem! ;-)

Melhor gerenciamento de energia para GPU chegando ao Kernel 3.12

Instalar driver da Nvidia, Bumblebee, Primus... Quem possui um sistema com placa de vídeo dedicada, como Geforce, sabe do trabalho adicional ao tentar fazer com que ela funcione apenas quando necessário. A tecnologia Optimus da Nvidia é um bom exemplo que ainda não funciona nativamente no Linux, requerendo alguns passos e configurações adicionais. Mesmo após a versão 319.12 lançada pela Nvidia há pouco tempo que começou a implementar esta tecnologia, não sendo mais necessário utilizar os comandos optirun e primusrun para instruir o sistema a utilizar a placa dedicada, ainda temos um grande consumo de bateria e aquecimento do notebook.

Entretanto um novo recurso pode estar presente na futura versão 3.12 do kernel Linux para solucionar essas limitações. A última versão do subsistema DRM pode ser inclusa no novo kernel e implementa o suporte a ligar e desligar dinamicamente a GPU dedicada, tudo de forma automática.

Ainda é cedo para afirmar se o recurso estará pronto e estável para o Kernel 3.12 e até mesmo se funcionará com o driver proprietário da Nvidia para finalmente termos o suporte ao Optimus nativo no Linux. Porém já é um caminho. 

Enquanto não se confirme, Bumblebee é a solução! ;-)

Confira no link a seguir um tutorial de como configurar o Ubuntu 13.04 64-bit com Bumblebee e a Steam:


The Walking Dead Season 1 e 400 days para Ouya


Foi anunciado pela Telltale Games o lançamento em breve de 2 excelentes jogos para o console livre Ouya. São o The Walking Dead: Season 1 e 400 Days.

Confira o vídeo abaixo:





Abe diz "Hello" para o Linux em novo Oddworld


Quem aí se lembra do clássico jogo de plataforma lançado em 1997 para PS One e PC de nome Oddworld: Abe's Oddysee? Para quem teve o prazer de jogar esse jogo, esta é uma ótima notícia: Abe estará de volta em um novo jogo e também disponível para Linux!

Já para quem não conhece, Oddworld é um jogo de plataforma com elementos de stealth recheado de puzzles e com muito humor. Foi lançado no final da década de 90 e tinha como protagonista Abe, um ser estranho, desajeito, muito simpático e de um coração enorme que vivia em um mundo chamado Oddworld. A sua raça conhecida como Mudokons era aprisionada por uma empresa de alimentos chamada RuptureFarms que era comandada pelo tirano Molluck, o Glukkon. Abe trabalhava feliz na limpeza e sem querer ouve atrás da porta uma reunião do alto conselho da RuptureFarms na qual são discutidos os péssimos resultados dos seus produtos. Como uma solução de grande potencial de sucesso o novo produto seria nada mais nada menos do que um alimento feito de Mudokons! Abe assustado tenta fugir, mas sem querer faz barulho e é visto pelos membros da reunião, passando ser caçado a qualquer custo pelos soldados Sligs. Na aventura você se depara com diversas criaturas estranhas, deve resgatar outros Mudokons e resolver centenas de puzzles.

Veja só a alegria do Abe ao saber que também estará no Linux ;-)

Oddworld: Abe's Oddysee New 'n' Tasty! está previsto pelos seus desenvolvedores para o final de 2013 e estará disponível para Windows, Mac, Linux e também para os consoles Sony PlayStation®4, Sony PlayStation®3, PlayStation®Vita e Nintendo Wii U. Os gráficos serão atualizados e estarão bem mais detalhados. Veja só a comparação da versão clássica de 1997 com a nova de 2013 (clique nas imagens para ampliar):

 Versão de 1997...

...e versão 2013!


Para os fãs da série, inclusive eu :-) , esta é uma das melhores notícias pela nostalgia, pela qualidade do jogo com puzzles extremamente inteligentes, o bom humor do jogo e, claro, por também estar disponível para Linux! 

Curta abaixo o trailer do jogo com algumas cenas in-game exibidas na E3 2013:




Até a próxima!

Gostou desta notícia? Encontrou algum erro ou gostaria de dar alguma sugestão? Então acesso tibyjeffersonx.blogspot.com e comente. Aproveite também e veja outros artigos e notícias. Compartilhe também nas redes sociais!

DreadOut: Prepara-se para sustos no Linux



Em breve estará disponível pela Steam para Linux o jogo DreadOut. Pelos trailers e gameplays das demos, o jogo promete muito!

DreadOut é um jogo indie em terceira pessoa do gênero survival horror e possui semelhanças com Fatal Frame. O jogo foi desenvolvido pela Digital Happiness, empresa da Indonésia, e aceito via Greenlight na Steam. Serão lançadas versões para Windows, Mac e Linux.

A história do jogo se passa na Indonésia e tem como protagonista Linda, uma jovem estudante que com sua turma acabam parando em uma cidade deserta e assombrada. Ela desenvolve uma habilidade paranormal com a qual consegue ver e combater monstros e fantasmas com aparelhos eletrônicos, como um smartphone.

O jogo se passa em ambientes escuros e com apenas a luz da câmera do celular você deve explorar os cenários em busca de puzzles, fugir e enfrentar inimigos macabros. É utilizada a conhecida engine gráfica Unity e possui gráficos bem feitos, acompanhados de trilha sonora e efeitos sonoros característicos da Indonésia.

Quem quiser ter uma prévia do que nos aguarda e ajudar a testar o jogo, está disponível a demo para download. Para Linux está disponível em http://dreadout.com/demo/. Não se esqueça de reportar os problemas encontrados aos desenvolvedores.

Imagens do jogo (clique para ampliar)





Curta abaixo o trailer do jogo:

http://www.youtube.com/watch?v=iQPx2MaBTTY


Links:

Site oficial: http://dreadout.com/
Steam Greenlight: http://steamcommunity.com/sharedfiles/filedetails/?id=114109333
Página no Facebook: https://www.facebook.com/dreadoutgame
Canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/DreadOutgame
Siga no Twitter: https://twitter.com/dreadoutgame


E eis que chega a minha vez: Baixando Dota 2




E depois de algumas semanas esperando, finalmente recebo o e-mail da Steam comunicando que já posso baixar o Dota 2 para o meu Linux. Quando é feito o pedido do jogo, que a propósito é livre para jogar, você entra em uma fila antes de baixar. O motivo é que está sendo liberado aos poucos para o público para evitar uma grande demanda e consequentemente os servidores tenham o desempenho comprometido. Bacana esse cuidado com a qualidade da experiência do usuário!

Confira abaixo o trailer oficial do jogo:

http://www.youtube.com/watch?v=-cSFPIwMEq4&list=TLyop2y8_qnuU




Don't Starve: Um jogo viciante para Linux!




Aproveitando a promoção de fim de semana da Steam, adquiri um jogo que vem sido muito elogiado pela crítica chamado Don't Starve. É um jogo indie de ação com elementos de aventura, simulação, terror e estratégia. O jogo possui gráficos no estilo cartoon extremamente originais e uma trilha sonara excelente. Foi desenvolvido pela Klei Entertainment e distribuído digitalmente pela Steam. O lançamento da versão final foi em 23 de abril de 2013. E o melhor é que possui suporte nativo para Linux!

Em Don't Starve você assume o controle de um cientista chamado Wilson que capturado por um demônio e teletransportado para um mundo misterioso. Wilson deve aprender a explorar os recursos do ambiente e seus habitantes, se ele ainda possui esperança de escapar e encontrar o caminho de volta para sua casa.



O jogo possui visão aérea e é controlado principalmente pelo mouse, mas há também interações com o teclado. Durante os primeiros instantes, o intuito principal é coletar itens básicos como comida e materiais para construir ferramentas. À noite o fogo é essencial, ou criaturas misteriosas irão te ferir até morrer. Você deve se preocupar em recolher itens, plantar, se alimentar, explorar o cenário e o principal: sobreviver!

Don't Sarve é um jogo leve e seus gráficos cartoon são lindos e bem originais. A trilha sonara é um dos maiores destaques e acompanha a ação do jogo. De tão boa que é, você pode adquiri-la para ouvir em formato MP3. O jogo funcionou muito bem no meu Ubuntu 13.04 64-bit e ocupa apenas 500MB em disco.



Minha opinião sobre o jogo é que Don't Starve é um dos melhores lançamentos para Linux até o momento e prova que muitas vezes jogos simples podem ser extremamente ótimos e divertidos. É um jogo barato e muito, mas muito viciante! Vale cada centavo pago.

Jogos para Linux em promoção na Steam

Jogos para Linux em promoção na Steam por tempo limitado. Os preços são extremamente acessíveis. Vamos aproveitar e valorizar o investimento da Steam no Linux!

Don't Starve


Amnesia: A Machine for Pigs (Pré venda)


Wargame: Airland Battle


Campanha: Vamos pedir melhorias para NVIDIA e AMD

Apesar de muito progresso nos drivers proprietários para Linux por parte da NVIDIA e AMD, ainda há muita coisa a melhorar.

Para quem não sabe, tanto NVIDIA quanto AMD possuem formulários para receber feedback dos seus clientes. Acho extremamente importante enviarmos não apenas feedback de problemas, como também sugerir melhorias.

Os sites são:

NVIDIA (clicar em Provide Driver Feedback)
AMD

Ambos os formulários devem ser preenchidos em inglês. Caso você não saiba, peça à um amigo que fale inglês para te ajudar.

Vamos pedir melhorias e sugerir novidades!

Lembrando que estes links são para SUGERIR MELHORIAS E REPORTAR BUGS e não para solicitar suporte e ajuda.

Compartilhem esta ideia para todos seus amigos, seja em fóruns, redes sociais, e-mails, etc..

As minhas sugestões para ambas foram:

- Melhoria no processo de instalação, como temos com os drivers da Intel. Ao invés de baixarmos um arquivo binário para executar, seria disponibilizado para download um meta-pacote para incluir os repositórios oficiais. Após isso seria detectada a placa de vídeo e faria download do driver mais recente compatível. Isto seria útil também para futuras atualizações, pois seria integrado ao sistema de pacotes da distribuição

- Para NVIDIA solicitei melhoria ao suporte Optimus. Apesar de termos um ótimo projeto chamado Bumblebee, gostaria de ter suporte nativo e com os mesmos recursos que possuímos no Windows. Apesar do suporte inicia a partir da versão 319 do driver, ainda não há o recurso para desligar a placa dedicada quando não é usada. Com isso o sistema se aquece muito e o consumo de bateria continua alto.

- Para AMD solicitei melhoria na estabilidade e performance dos drivers. Tive inúmeros problemas ao tentar fazer uma Radeon HD 3200 funcionar em várias distribuições e, mesmo conseguindo instalar o driver, enfrentei muitos bugs, além do desempenho com vídeos no Youtube ter sido péssimo.

Caso gostem das minhas sugestões, fiquem à vontade em sugerir o mesmo. E se tiverem outras idéias, não exitem em adicionar.

Até mais!

Instalando e configurando: Steam + Bumblebee + Ubuntu 13.04 64-bit

Como muitos sabem, a Valve lançou a versão oficial de sua plataforma de jogos para computadores pessoais, Steam. Aos poucos muitos jogos estão sendo portados para versões nativas de Linux e sua popularidade vem crescendo cada dia mais. Grandes jogos como Half Life 2Dota 2Left 4 Dead 2Killing FloorPortal e vários outros já contam com versões nativas para o Linux.

A Steam até o momento está homologada para funcionar no Ubuntu 12.04 LTS e Ubuntu 12.10, conforme o este link. Porém funciona perfeitamente no Ubuntu 13.04, requerendo apenas alguns pequenos ajustes.

Ainda há dúvidas para instalar e configurar o sistema corretamente em computadores equipados com placa dedicada Nvidia com suporte à Optimus. Esta tecnologia promete economizar bateria desabilitando a placa dedicada quando não é utilizada. Para maiores informações, consultar o link oficial. Como ainda o suporte oficial ao Optimus para Linux é muito pobre, existe uma alternativa livre muito boa chama Bumblebee que proporciona praticamente a mesma funcionalidade que o Optimus fornece no Windows.

Pois bem, mãos à obra!

1 - Instalando os drivers da Nvidia

Primeiramente, faça a instalação do driver da Nvidia através dos repositórios do Ubuntu. Você pode também baixar a versão mais recente binária através do site da Nvidia  ou a empacotada do projeto XORG-Edger. Neste tutorial, optei por utilizar a versão dos repositórios oficiais do Ubuntu, mesmo que não seja a mais recente, para manter o sistema o mais próximo do oficial.

Para instalar os drivers, você pode fazer através do terminal ou pela Central de programas do Ubuntu.


Caso opte pelo terminal, o comando é sudo apt-get install nvidia-313-updates


Após a instalação, NÃO REINICIE O SISTEMA! Caso faça isso, pode não conseguir mais logar no sistema.


2 - Instalando o Bumblebee

Abra o terminal e adicione o repositório oficial do Bumblebee:


sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable

Atualize a lista de pacotes:

sudo apt-get update

E instale o Bumblebee:

sudo apt-get install bumblebee virtualgl linux-headers-generic

Após a instalação do Bumblebee estar concluída, você pode reiniciar o sistema.

3 - Baixando e instalando a Steam

Apesar de existir o cliente Steam no repositório oficial do Ubuntu, sugiro instalar a versão disponível no site da Steam. O link para download é http://store.steampowered.com/about/. Clique em Instale Steam agora.



Clique duas vezes no pacote DEB para instalar:


4 - Ajustes finos para o Ubuntu 13.04 64-bit

Após instalar na Central de programas do Ubuntu, são necessários pequenos ajustes para rodar perfeitamente na versão 64-bit Ubuntu 13.04. Algumas pessoas (eu me incluo ;-) ) tiveram o erro 
Error loading libGL.so.1 ao abrir a Steam. Para resolver o problema, faça o seguinte:

No terminal, execute os comandos

sudo apt-get install  libgl1-mesa-glx:i386
sudo gedit /etc/ld.so.conf.d/steam.conf

Adicione no Gedit as linhas:

/usr/lib32
/usr/lib/i386-linux-gnu/mesa

Salve e feche.
Atualize a lista de bibliotecas com o comando :

ldconfig

E para finalizar, instale Primus

sudo apt-get install primus-libs
sudo apt-get install primus

Agora é só configurar o atalho da Steam para utilizar o optirun. Você pode fazer isso editando com o Gedit mesmo para editar a linha Exec= para a opção optirun -b primus /usr/bin/steam %U


Após instalar o jogo, a Valve recomenda aos usuários do Bumblebee adicionar uma linha na opção avançada do jogo.
Na sua biblioteca de jogos, clique com o botão direito em cima do nome do jogo e selecione Propriedades.


Clique em Definir opções de incialização...




E adicione a linha primusrun %command%


Pronto! A sua Steam está totalmente configurada e pronta para jogar!

Divirta-se!

Fontes:

https://wiki.ubuntu.com/Bumblebee
http://askubuntu.com/questions/256431/play-steam-games-with-nvidia-optimus-laptop
https://support.steampowered.com/kb_article.php?ref=6316-GJKC-7437


Encontrou algum erro, críticas, sugestões, fique à vontade para comentar!

Estou vivo...


Eis que 2 anos depois, quando muitos achavam que havia morrido, o blog ressurge do mundo dos mortos rsrsrs

Mas depois de algum tempo parado, estou de volta e manterei o blog na ativa! E o que mais me impressiona é que mesmo durante esse tempo "dormindo" tive  bons números de visualizações. Pois bem, estou vivo!!

Até mais!