A internet de ontem e de hoje

Alguém já parou para pensar como era a internet de 10 anos atrás? Será que muita coisa mudou durante esse tempo? E essas mudanças são apenas os programas e sites mais populares ou o perfil de utilização e público também mudaram?

Lembro-me de que há 10 anos atrás o MSN era simplesmente desconhecido de muita gente. Para conversar com os meus amigos o programa padrão era o ICQ. Alguém aí lembra do ICQ e toda "magia" dos efeitos sonoros? O programa cumpria muito bem o seu papel de lhe prover a possibilidade de conversar por mensagem instantânea com seus amigos. Claro que naquela época não havia a possibilidade de conversa por áudio e vídeo pelo ICQ, mas haviam recursos muito interessantes no IM como avisar o aniversário de seus amigos.

Logo do ICQ

A lista de sons era enorme. Os mais famosos são:

  • Som de navio: ao abrir o programa;
  • Som de máquina de escrever: ao digitar uma mensagem;
  • Uma mulher falando Incoming file transfer: quando alguém lhe enviava um arquivo;
  • Vidro quebrando: quando alguém te adicionava;
  • Parabéns para você tocada em uma guitarra: aniversário de algum contato na sua lista;
  • O famoso oh-oh: quando alguém lhe enviava uma mensagem.
No ICQ você era uma série de números e ainda podia procurar pessoas por idade, interesse, cidade, sexo, idade e outros critérios.

E hoje? O Windows Live Messenger é o padrão de IM.


Navegador de internet... Antigamente os 2 principais era o Netscape Navigator com uma legião de usuários e o Internet Explorer começando crescer de forma assustadora. Havia inclusive nos navegadores dicas para auxiliar usuários que migravam, como "Para usuários do Netscape".


Hoje o Windows Internet Explorer (não mais apenas Internet Explorer) é o principal browser do mercado com uma margem muito grande de usuários, mas Mozilla Firefox e Google Chrome possuem uma porcentagem considerável de usuários fiéis. E o Netscape? Não existe mais...

Netscape: descanse em paz
 
Para navegar na internet o usuário costumava criar um nick (apelido). E o apelido virtual era utilizado em todos os serviços que o usuário utilizava. Além de ser uma forma de preservar a identidade real do usuário, era também uma forma de se identificar para todos na internet. Seja qual for o fórum, e-mail ou outro serviço utilizado, todos sabiam que era você. 

Atualmente esta prática não é tão mais comum. As pessoas utilizam o seu nome real. Além disso no Orkut, Facebook e outras redes sociais são cenários de várias exposições de usuários, onde estes, por vontade própria, compartilham fotos, vídeos, pensamentos e dados pessoais para centenas de pessoas na internet. E falando em redes sociais, estas sequer passavam na cabeça das pessoas há 10 anos atrás. 

As caixas de correio possuíam alguns poucos megabytes. Enviar um arquivo de 10MB por e-mail era praticamente impensável. Hoje temos e-mails gratuitos com vários Gigabytes e aumentando (vide GMail).

Vídeos pela internet somente via streaming pelo Realplayer, mas sem abusos, pois as conexões discadas não podiam ser exigidas demais. Hoje vídeos em Flash no Youtube são compartilhados por milhares de pessoas e muitas se tornaram "famosas" por eles.

Você já parou para refletir como as coisas mudaram? Como a internet está mais acessível? Viu como as pessoas não possuem o mesmo medo de se exporem e exporem suas vidas? Reparou como os programas mudaram muito durante esse tempo? 

E você? O que pensa sobre isso? Comente e compartilhe seus pensamentos.



8 comentários:

  1. Saudades do icq... Pensa que a yahoo matou o projeto.
    Já tinha msg p/ usuario offline quando o msn não tinha nada.
    Acho que o segredo do msn (alem do marketing) foi fazer a mensagem aparecer na sua tela, msm que nao tivesse chegado (aí td mundo achava q era mais rapido, e pensava q seu contato q tava demorando p/ responder)

    ResponderExcluir
  2. Caro,
    bons tempos, aqueles!
    Parabéns pelo artigo. Me fez relembrar de boas recordações.

    ResponderExcluir
  3. Caraca! Lembro que cheguei a fazer um curso de internet pra aprender o que era e como usar um "navegador". Na época o google nem existia. O buscador mais popular era o "cadê"...bom chega de lembrar destas coisas que já tô me sentindo jurássico :)

    ResponderExcluir
  4. Jefferson, uma coisa que achei interessante é que o seu screenshot do Netscape já era em Linux, né? Legal!

    Bom... eu sou desta época do ICQ e Netscape também, e a minha opinião é de que a internet e a informática, em geral, perderam muito do que era bom em termos humanos. E uma coisa responsável por isto foi a inclusão digital realizada sem critérios e planejamento ou ensino didático verdadeiro.

    ResponderExcluir
  5. Tenho saudades dessa época!
    ICQ funcionava melhor que o MSN hoje.. hehehe
    Tinha o Napster tbm!
    Não sei se alguém ai chegou a usar tbm o buddyphone para conversar por voz suprindo a falta desse recurso do ICQ (que nas versões seguintes já era possível) - isso em conexão discada :D

    Eu morava no interior e tinha que fazer interurbano para poder usar net pq não tinhamos provedor local rss

    Experimentos com o Licq e Xmms no Conectiva e depois migrei para o Mandrake 7.0 foi uma revolução! hahaha

    Sem falar nos papos via IRC que iam até tarde!

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Cadê! Essa realmente é do fundo do baú rsrs
    O Cadê me salvava muito e era tão bom quanto o Google.
    Abraço à todos

    ResponderExcluir
  7. Fui procurar o som do ICQ no Youtube e encontrei um ICQ Mix Sound http://www.youtube.com/watch?v=2kdQvD3qrok

    Nostalgia!

    ResponderExcluir
  8. Sou desse tempo do ICQ e do Netscape tb... eu era o único do meu círculo de amigos que usava o Netscape. O ICQ era o maior barato, até hoje eu lembro dos "oh-oh" quando chegava msg e do apito do navio quando logava, muito maneiro. Uma pena que foi desbancado pelo MSN devido à compra do ICQ pela porcaria da AOL (que depois veio a falir e levou com ela todos os produtos que comprou), mas nem adianta ser saudosista e instalar de novo pq tá todo o mundo no MSN... até conecto nele através do Empathy, mas nunca tem ninguém logado lá... de acordo com o site Olhar Digital, o ICQ é bem utilizado ainda somente na Rússia, Alemanha, República Tcheca e Israel, sendo novamente comprado por uma nova empresa, uma tal de Digital Sky Technologies. Gostaria que levantasse esse IM de novo (sonho distante mode=ON)...

    ResponderExcluir