Dell atende pedidos e disponibiliza mais equipamentos com Ubuntu



Para quem acompanha os perfis de fabricantes em redes sociais, principalmente no Google+, já deve ter notado os vários pedidos de usuários de Linux para a Dell aumentar as opções de equipamentos com o Ubuntu. E eis que os pedidos foram atendidos! 

Através da sua página oficial do Facebook, a Dell Brasil anunciou o aumento de ofertas de equipamentos com Ubuntu Linux instalado de fábrica. 

Para quem quiser conferir, o link para ver as opções é:
http://www.dell.com/br/p/laptops?~ck=bt#!facets=24201~0~349667&p=1&overrides=

Opinião: Como um proprietário de um notebook Dell Inspiron 14R, digo seguramente que apesar de ter um valor um pouco maior do que outras marcas, o notebook vale cada centavo pago. A construção é bem feita com a tampa da tela e do apoio dos punhos em alumínio. Possui boa configuração, teclado confortável, leve e bem silencioso. Optei pela marca depois de alguns anos com ótima experiência profissional com os equipamentos da Dell. No meu notebook precisei utilizar o suporte e tive a mesma qualidade de atendimento. Ter os mesmos componentes todas marcas tem. Mas ter qualidade na fabricação das placas, montagem e qualidade no atendimento, são poucas... Portanto quem me pergunta sobre a Dell, eu recomendo.

4 comentários:

  1. Engraçado que o Ispiron de 14' com Ubuntu custa 50 reais a mais.
    Melhor comprar com windows 8 e instalar o Ubuntu por cima.

    ResponderExcluir
  2. Esses laptops devem ter BIOS modificada. Tenho um Inspiron 14R com Core i7 e a GeForce 730M, e isso implica em um detalhe: NVIDIA Optimus. Duas placas de vídeo (Intel HD Graphics 4000 e GeForce 730M) na mesma placa. A onboard é usada para coisas básicas, e a GeForce é ativada quando algum aplicativo faz requisição de DirectX, OpenGL ou algum codec de vídeo específico. O problema é que não existe suporte oficial pra essa funcionalidade no Linux. Só no Windows. No Linux você tem que usar uma solução de terceiros chamada "bumblebee" e rodar os programas ativando a placa da NVIDIA manualmente. Essas máquinas com Ubuntu instalado devem ter uma BIOS modificada que DESLIGA o vídeo onboard, o que tem suas vantagens e desvantagens. Vantagem porque a configuração de vídeo no Ubuntu fica simplicada, mas desvantagem porque o notebook vai esquentar mais e a bateria vai durar menos. Fica aí minha dica :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vitorgatti, eu também tenho um 14R. Estou usando o Bumblebee. Sem ele esquenta muito e o consumo da bateria é demais. Com ele configurado funciona tudo ótimo. Configurei a Steam e os jogos para rodar através do optirun juntamente com o primus.

      Excluir
  3. Isso mesmo Caio e ainda na hora de vender fica mais fácil falar que tem o Windows original.

    ResponderExcluir