Você lê a ajuda?



Quando você está utilizando um sistema e se depara com alguma dificuldade, o que você faz? 
  • Pergunta para o seu amigo do lado como se faz?
  • Liga para o suporte?
  • Liga para aquele seu conhecido fera em informática?
  • Pesquisa no Google?
  • Procura a Ajuda do programa?
Dessas alternativas, a última é a eficiente, porém a menos utilizada. Você tem costume de ler a ajuda quando enfrenta dificuldades? Quando não sabemos fazer alguma operação, a reação mais comum é perguntar para alguém como se faz. Porém esta pessoa pode também não saber ou até mesmo "achar que sabe" e te ensinar de forma incorreta.

Muitos não sabem, mas o famoso menu ajuda onipresente em todas aplicações, fornecem informações cruciais e preciosas sobre o produto. Esta é a documentação oficial criada pelos próprios desenvolvedores do sistema, o que garante qualidade e certeza de funcionamento.

Menu ajuda do Netbeans

Há também documentações online nos sites oficiais dos programas que contem todo tipo de ajuda e dicas de utilizações, desde a mais básica, até a mais avançada.

No Ubuntu, além do Ajuda, há também uma área dedicada no site oficial que pode ser acessada através do link https://help.ubuntu.com/. Neste endereço você encontrará documentação para várias versões do Ubuntu, tanto desktop quanto server. Este último ainda pode ser baixado em formato PDF, o que facilita a vida do administrador de redes se o acesso internet não estiver disponível. Para o Ubuntu 10.10 Server, o arquivo PDF pode ser acessado em https://help.ubuntu.com/10.10/serverguide/C/serverguide.pdf

Documentação online oficial do Ubuntu
 
A ajuda do Ubuntu, por exemplo, além de conter ótimas informações, ainda contem alguns tutoriais de configurações, como habilitar suporte a arquivos MP3, AVI e outros formatos restritos. E em alguns desses guias há inclusive links para o usuário clicar que já instalam os pacotes necessários para a dica funcionar.

Ajuda do Ubuntu 11.04

Além do Google, pode-se buscar ajuda com a comunidade através de fóruns de discussão. Estes podem já conter a sua dúvida respondida e, caso não haja, você pode enviar seu questionamento para que outros usuários possam lhe ajudar.

Portanto, para você realmente aprender o que se deve fazer, tente ler a documentação oficial, acesse o menu ajuda do programa, acesse o site oficial do programa. A informação pode estar ali a seu alcance com poucos cliques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário