Você utiliza áreas de trabalho virtuais?

Você sabe o que é área de trabalho virtual? Sabe pra que serve? É apenas um "efeito" bonito no desktop do seu Linux ou serve para alguma coisa? Esta função acompanha os ambientes gráficos de Linux há anos, mas pouca agente sabe do verdadeiro potencial dessa ferramenta.

Olhando a barra lateral do Ubuntu 11.04, você encontrará a opção abaixo.


No Kubuntu a opção é esta e fica localizada na barra de tarefas do KDE:


Mas pra que serve isso? As áreas de trabalho virtuais permitem que você organize suas janelas agrupando, por exemplo, por atividade, dispensando a necessidade de utilizar um monitor auxiliar. 

Para ilustrar uma situação, imagine que você trabalha em um notebook utilizando um determinado sistema o dia inteiro.  Você conecta um monitor à saída auxiliar do notebook e amplia área de trabalho à este monitor. Nele você coloca uma planilha para ficar trabalhando algumas vezes durante o dia. Mas você olha para as duas telas ao mesmo tempo? Claro que não. Então porque ficar duas telas ligadas ao mesmo tempo e gastando energia à toa? 

Com o recurso de área de trabalho virtual, você pode trabalhar com várias áreas de trabalho, agrupando por atividade e, quando quiser utilizar um aplicativo que está em outra área, basta clicar no alternador de espaços para ver todas as áreas disponíveis. Veja o exemplo abaixo.


Neste exemplo, estão sendo exibidas 4 áreas de trabalho. Estas podem conter vários programas diferentes. Por exemplo, na primeira conter programas relacionados à internet como Firefox, na segunda uma janela do BrOffice, na terceira uma janela do Netbeans e a quarta fica livre.



E as janelas não são fixas na área em que foi aberta. Para enviar uma janela para outra área de trabalho, basta clicar no alternador de espaços, clicar na janela desejada e arrastar para outra área de trabalho. Outro modo é, com a janela em foco, segurar as teclas CTRL+ALT+SHIFT e pressionar a seta do teclado para a área de trabalho desejada. Por exemplo, para enviar para a área de trabalho à direita, pressione seta para direita; para esquerda, pressiona seta para esquerda; para baixo, seta para baixo; e finalmente para cima, pressiona a seta para cima no seu teclado.

No Ubuntu 11.04, além de poder utilizar o botão para alternar os espaços, você pode utilizar a combinação de teclas CTRL+ALT e pressionar as setas do teclado para a área de trabalho desejada, ou segurar a tecla Super (janela do Windows) e apertar S.

Se familiarize com este recurso e aproveite. Ele pode contribuir e muito com o aumento de produtividade. E o principal: você irá economizar energia elétrica.


3 comentários:

  1. Pior q é um recurso quase fundamental, quando vc se acostuma nem consegue pensar direito sem ele.

    Todos que conheco que foram obrigados a usar o Windows no trabalho sentiam tanta falta que improvisavam com software um mecanismo semelhante.

    ResponderExcluir
  2. Uso raramente quando estou trabalhando com imagens no Gimp, mas fora isso não vejo muita utilidade... quem sabe nessa nova interface do Unity eu descubra melhores utilidades pra mim :D

    ResponderExcluir
  3. Este é um dos recursos mais uteis que o Linux tem, entre algumas dezenas de outros.
    Eu uso aqui e, sério mesmo, não consigo trabalhar sem as áreas virtuais. Me ajuda muito!

    ResponderExcluir