Debian "squeezy" 6 devorando CPU no Virtualbox

Testando o Debian "squeezy" 6 no Virtualbox 4.04 r70112 sob o Ubuntu 10.10, percebi uma lentidão excessiva após a instalação do sistema e a ventoinha do sistema de refrigeração do meu notebook parecia uma turbina de um Boeing. Verificando os recursos do sistema percebi que a utilização de CPU se mantinha em 100% sem qualquer interação com a máquina virtual. Logo após o Debian finalizar o boot com o KDE 4 (com um visual super elegante, diga-se de passagem) percebi uma notificação do Virtualbox onde constava que a versão dos Addons estava desatualizada na máquina virtual. Na mesma hora desconfiei que havia alguma relação com a utilização excessiva de CPU. Então decidi atualizar os adicionais do Debian.

OBS: A instalação foi feita em KDE. Caso esteja utilizando o Gnome, ao invés de utilizar o Konsole, utilize o Gnome-Terminal.

Acessando o menu Dispositivos da máquina virtual, selecione Instalar Adicionais para o Convidado.


Será montado no Debian um CD com a instalação dos Adicionais. Abra e copie o arquivo VBoxLinuxAdditions.run para uma pasta.


Abra o Konsole e entre na pasta onde o arquivo foi copiado


Mude para o root com o comando su. 


Após confirmar a senha, dê permissão de execução ao arquivo com o comando chmod +x VBoxLinuxAdditions.run


Execute o instalador.


Aceite o contrato digitando yes e apertando ENTER.
Aguarde a compilação e instalação dos módulos.


Finalizando reinicie.
Logo após reiniciar percebi a queda gigantesca de processamento. Agora posso curtir as novidades do Debian 6 sem fritar meu processador ;-)


Nos próximos dias publicarei as minhas experiências com o sistema. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário