RSS? Podcast? O que é isso?

Você já ouviu falar de RSS? E Podcast? Sabe o que é e pra que servem? Sabe o que significa "feed"? Estes recursos estão presentes em vários sites da internet, mas passa desapercebido por muito usuário.

RSS: Alguns sites que você pode visitar podem exibir este ícone. Isto indica que o site disponibiliza suas atualizações neste formato para o usuário assinar através de algum programa  ou navegador web para se manter atualizado. Tecnicamente falando, o site disponibiliza um arquivo XML, OPML ou RSS para "alimentar" o seu software agregador de conteúdo.

Mas qual é a vantagem? Imagine que você frequentemente acessa diversos sites para se manter atualizado. E alguns sites atualizam seu conteúdo por várias vezes no mesmo dia. Para não ficar com vários sites abertos ao mesmo tempo, consumindo recursos de hardware e rede, você pode apenas incluir um link em um programa com suporte a RSS e este se encarrega de atualizar automaticamente as notícias. Muitos inclusive notificam o usuário com mensagens no seu desktop. Prático, simples e eficiente.

Notificação na área de trabalho do Liferea

E como eu sei se o site suporta RSS? Há sites que incluem o símbolo de RSS na sua página para o usuário copiar o link. Outros incluem no seu próprio código a informação do feed. Com isso, o navegador exibe o ícone do RSS na barra de endereços ou fornece a opção de inscrever o feed em seus favoritos.
Assinando o feed do BR-Linux.org no Firefox 4

Há também leitores dedicados para este fim, como o LifereaAkregator e até mesmo o Mozilla Thunderbird.


E Podcast? O Podcast utiliza o RSS com a diferença de que o conteúdo disponibilizado é em formato de áudio ao invés de texto. Com isso os sites podem disponibilizar notícias em formatos de áudio para seus seguidores acompanharem. Pode ser uma entrevista, uma discussão, um quadro de programa de rádio, uma notícia... Há infinitas possibilidades para se utilizar o recurso. Atualmente vários players de música  disponibilizam o suporte ao formato. Basta o usuário adicionar a fonte ao seu player (que deve suportar o recurso) e automaticamente passará conectar, atualizar o conteúdo automaticamente (caso disponível) e notificar o usuário.

Rhythmbox possui suporte à Podcast
Caso você não utilize esses recursos, aqui vai a minha recomendação: se familiarize com RSS e Podcast e utilize-os. Com todos esses recursos, você pode trabalhar, mas sem deixar de se manter atualizado do que ocorre no dia-a-dia. Tudo automatizado e prático.

Um comentário:

  1. na minha opinião os melhores leitores de rss feed são google reader e o que vem junto com o opera,mas eu vou dar uma olhada nesse akregator pois eu não o conhecia.
    uma dica: é bom tomar cuidado para naõ exagerar no numero de blogs/sites que voce se inscreve.
    ano passado eu tive a "grande ideia" de adicionar +de 800 blogs no leitor de feeds do opera.
    resultado:400-500 novos feeds por dia,eu não conseguia ler tudo isso,fiquei quase louco com isso.
    agora eu só estou com 25 blogs inscritos.

    ResponderExcluir