Invista na sua capacitação

Se você é antenado nas tendências do mercado de TI, provavelmente já deve ter ouvido a seguinte frase: Falta mão de obra qualificada no mercado de TI. Será que realmente é isso o que acontece? Não há outros fatores que proporcionam este quadro?

Assim como em outras áreas, trabalhar com TI requer do profissional uma certa qualificação. E ainda há um outro fator importante. O profissional deve se atualizar constantemente. Todos os dias são lançadas novas tecnologias, sistemas novos, equipamentos mais potentes, redes mais rápidas. E o que você aprendeu a pouco tempo estará desatualizado. Alguém aí já ouviu falar de Delphi? Se você é um profissional com cerca de 10 anos de profissão, provavelmente já ouviu falar muito sobre essa IDE de desenvolvimento. Eram muitas oportunidades para quem dominasse a linguagem e a ferramenta. E hoje? A linguagem "da moda" é o Java. E o Windows? Em 10 anos já tivemos o XP, Vista, 7, sem contar as várias atualizações e inclusões de novos recursos. Conectar à internet possuía uma trilha sonora bem popular: a sinfonia do fax modem e seus chiados. ICQ? Hoje a nova geração nem sabe o que é essa sigla e a importância que teve para as mensagens instantâneas. Facebook e Orkut nem sonhavam em nascer...

Saudades do oh-oh...

E será que você tem investido nisso? Você se acha qualificado para um mercado tão competitivo quanto o de TI? Como sempre digo, conhecimento nunca é demais. Um bom curso técnico é uma boa entrada no mercado. Graduações como Ciência da computação, Sistema da informação e outras são uma boa pedida para o profissional que quer investir na área. Mas não pense que somente isso irá fazer aquele emprego dos seus sonhos cair no seu colo. O profissional deve ser qualificar e se especializar. Certificações são ótimas. Comprovam o conhecimento do candidato em uma entrevista de emprego e podem ser um diferencial. Mas lembre-se: não basta apenas ter um certificado. É necessário saber do assunto de que se trata. Há muitos que simplesmente decoram simulados como Testking e "destroem" na prova. Mas como aplicar o conhecimento no dia-a-dia? E numa situação real? O que utilizar e o que foi contemplado na certificação? Daí vem o meu conselho: não se preocupe em apenas passar no exame. Preocupe-se em APRENDER o conteúdo. A nota e aprovação serão consequência disso. Simulados são ótimos para certificação, mas, como tudo na vida, podem ser utilizados para "o mal". Utilize simulados para se familiarizar com a prova, tirar dúvidas, revisar aquilo que não ficou claro. Te garanto que você irá arrebentar na prova e dominará o assunto.

E quanto ao mercado? Observando algumas oportunidades, vemos vagas solicitando experiência comprovada de alguns anos, ser um "poliglota" na programação (dominando diversas linguagens), ser conhecedor de outros sistemas operacionais como Linux, Mac, BSD e Unix, ERPs, conhecimento de projetos, financeiro... A princípio parecem ser requisitos para um ninja. Mas para quem se dedicou e se capacitou, haverá muitas portas abertas.
Eu domino todas as linguagens de programação e sou PHD em redes. Me contrate!

Outro detalhe importante é a capacidade de falar outros idiomas como o inglês e espanhol. Muita documentação e sistemas estão em inglês. Portanto o conhecimento neste idioma é fundamental para o profissional. Há inclusive empresas que optam por contratar um candidato com fluência em inglês, porém com pouco conhecimento técnico, do que um candidato ótimo tecnicamente, mas que não é capaz de se comunicar em inglês.
The book is on the table...
Caso seja esta a área que você quer se dedicar, invista na sua carreira, faça uma graduação, se certifique, entre em um curso de inglês, leia diariamente os principais sites de TI e o principal: faça o seu trabalho com amor. O seu sucesso será uma consequência de todo este esforço.

Um comentário:

  1. Esse assunto foi espetacular! Pretendo fazer Sistemas de Informação, tentei com ENEM e não deu. Vou tentar nesse ano, caso não passar vou fazer particular mesmo! Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir