Ubuntu e suas quebras de paradigmas

Restando poucos dias para o lançamento do Ubuntu 11.04 Natty Narwhal, previsto para o dia 28 de abril, muito está sendo falado sobre a sua nova interface padrão chamada Unity no lugar o Gnome. Esta alteração tem sido muito comentada em fóruns de discussão, listas de e-mails, sites especializados, etc. Além dessa alteração, na minha opinião a maior desde a adoção do Upstart substituindo o tradicional Init no Ubuntu 6.10, há diversas outras dentre as quais destaco:

  • Substituição do OpenOffice pelo LibreOffice como suíte padrão de escritório;

  • Substituição do Rhythmbox pelo Banshee como player padrão;
  • Possibilidade de compartilhar reviews dos programas disponíveis na Central de programas Ubuntu por redes sociais via Gwibber, além de poder avaliá-los;
  • Alteração da nomenclatura das versões. A partir desta versão não será mais utilizado a palavra "Edition". Ou seja, é Ubuntu Desktop e Ubuntu Server;
  • Com a utilização Unity, deixa de existir a versão Netbook Remix;
  • Suporte à interface multitouch;
  • Mozilla Firefox 4;

  • Aperfeiçoamento e novos recursos no Ubuntu One.
Para ver a lista completa das novidades, confira em http://www.ubuntu.com/testing/natty/beta (link referente ao Beta 2, disponível na data de publicação desse artigo).

Como se pode ver, esta versão reservar muitas novidades. E é neste ponto em que o Ubuntu vem se destacando dentre as diversas distribuições Linux disponíveis e hoje é a distribuição no centro das atenções. 

Quem aqui não se lembra da polêmica alteração da posição dos botões fechar, minimizar e maximizar das janelas? A princípio também estranhei. Mas hoje acho que foi uma boa alteração. Pense bem, onde estão os menus Arquivo, Editar, Ferramentas, Ajuda, etc de todos os programas? Não estão alinhados à esquerda? Então porque não manter todo o controle à esquerda? Isso é pensar em usabilidade na interface e não apenas seguir um padrão simplesmente porque a grande maioria segue. 

Botões alinhados à esquerda, assim como os menus dos programas

E a tão comentada interface Unity? Porque o Ubuntu não partiu para o Gnome 3 com suas profundas alterações na interface? Há algumas divergências entre a Canonical com o Gnome e foi decidido que o Ubuntu utilizaria os painéis do Unity ao invés do Gnome Shell implementado no Gnome 3. Mas espera aí? O Unity não é um ambiente como o KDE ou Gnome? A resposta é: NÃO! O Ubuntu continua usando o Gnome, porém implementou seu próprio painel no Gnome. E este painel se dá o nome de Unity. O Unity conta com o gerenciador de janelas Compiz. Com isso o ambiente passa a utilizar melhor dos recursos de composição 3D. E quem não possui uma placa compatível, poderá utilizar a versão Unity 2D.

Vejam algumas telas da nova interface e vídeos:




 



Esta versão do Ubuntu promete muitas novidades e todas cairão muito bem. Ubuntu tem quebrado vários paradigmas e não é apenas mais uma distribuição disponível. Ubuntu não é "mais do mesmo". E com a futura substituição do XORG pelo Wayland nos prova que alterações ousadas do Ubuntu não irão parar por aí.

6 comentários:

  1. boa tarde jeferson... aqui é seu colega Clayton.. vei, parab´nes pelo blog , nao sabia.. ta bem explicativo, muito bacana.. parabens kra...abçs

    ResponderExcluir
  2. Baixei a versão Beta2, ontem e a tela é a mesma do 10.10 .Aparentemente não vi nenhuma novidade. Cadê o Unity? Vou esperar até quinta e ver se saiu.

    ResponderExcluir
  3. Exceto a adoção do Unity (se é que vai sair mesmo) eu gostei das alterações... Será que vai ser possível usar o gnome no lugar do unity? - Digo, de forma fácil de instalar

    ResponderExcluir
  4. Só não estou gostando do banshee. Como ouço muitos podcasts, nesta função ele tem travado muito e, de dois dias para cá, todas as vezes que clico no menu "Podcasts" ele fecha imediatamente. Curioso que isso só ocorre ao clicar em "Podcasts" no menu. As outras funções todas(as qyais não uso tanto!) funcionam normalmente. Já reinstalei e mesmo assim não resolveu.O problema é que aparentemente isso só ocorre comigo, não encontrei nada em minhas buscas sobre o problema.

    ResponderExcluir
  5. O painel do Unity vai ser a primeira coisa a ser removida quando instalar o Natty. Eu já não uso o painel do Gnome (somente a barra de tarefas inferior) pois o substituí pelo AWN que acho bem mais prático e interessante. Aquele painel do Unity fixo no lado esquerdo da tela eu achei uma monstruosidade que só tira espaço da tela. Ok, sei que dá para deixá-lo autoocultável mas tenho certeza que preferirei removê-lo.
    A substituição do Rhythmbox pelo Banshee não me afeta em nada pois eu uso o Audacious para escutar música.
    Quanto ao LIbreOffice substituir o OpenOffice não vejo problema algum já que o código do LibreOffice deriva do código do OpenOffice, ou seja, a compatibilidade é total.

    ResponderExcluir
  6. acho que o ubuntu esta no caminho certo as vezes temos que ousar para ver o resultado so espero que a barra do unity possa ser movida para a parte inferior da area de trabalho

    ResponderExcluir