"A rede social" do ponto de vista técnico

Você já viu o filme A rede social? E do ponto de vista técnico? Quais são as impressões?

Alguns filmes muitas vezes comentem gafes enormes quando abordam TI. Quem aqui nunca viu um filme onde uma pessoa utilizava o computador apenas pelo teclado com vários beeps da época do DOS? Ou então filmes que exibem computadores com interfaces gráficas ultra modernas, mas que existem apenas na ficção? Essas coisas são comuns em muitos filmes e muitas vezes pode passar desapercebido.

Agora simplesmente me surpreendi com o cuidado que foi tomado com A rede social. Observando a tela dos micros e laptops utilizados pode-se notar que o KDE está presente. E acompanha sincronizado com a época tratada pelo filme. Como assim? Usuários de Linux podem notar a evolução das versões do KDE exibidas nas telas dos computadores. Emacs, vi, Konsole, Mozilla... Tudo isso pode ser visto no filme. E outros nomes de peso do mundo livre são citados no filme, como Apache e Perl.


Nomes de personagens importantes do mundo da computação também são citados. E o famoso Vale do Silício também está presente no filme.

Além de ser um ótimo filme, fiquei simplesmente encantado com a atenção dada à parte técnica, onde o olho clínico mais exigente irá notar o cuidado que foi tomado para ser um filme fiel à realidade, em se tratando de tecnologia.

2 comentários:

  1. Só uma pequena correção ortográfica, rsrs. O termo correto seria 'gafe' e não 'garfe', sem 'r'. na palavra. Grande abraço e sucesso no seu novo blog. ;-)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela dica! O corretor ortográfico do meu Chrome não tinha essa palavra e sugeriu "garfe"... É bom pra aprender a não confiar cegamente no corretor kkk
    Abraços

    ResponderExcluir