Você utiliza virtualização no seu desktop?

Você sabe o que é virtualização? Já utilizou? Sabia que pode criar máquinas virtuais no seu desktop? Pois é meus amigos. Virtualização é um assunto "na moda" e é bom saber o que é, como funciona e quais benefícios pode trazer.

"Virtualização é uma forma de esconder as características físicas de uma plataforma computacional dos utilizadores, mostrando outro hardware virtual, emulando um ou mais ambientes isolados."

Fonte: Wikipedia

Utilizando o recurso de máquinas virtuais no seu desktop, você pode realizar testes, estudar outros sistemas operacionais, redes, homologar sistemas, simular ambientes e muito mais. E a vantagem é poder dispensar equipamentos físicos para realizar estas tarefas. Imagine que você está fazendo um curso sobre servidores. Este curso inclui servidor de domínio, DNS, DHCP, servidor de arquivos, correio, etc. Como montar essa bagunça toda? E se você quer estudar isso em casa? Onde colocar isso tudo? E a conta de energia? Com a virtualização você pode ter tudo isso em apenas um equipamento, tudo ali ao seu alcance e a distância que o separa das máquinas é apenas um clique para alterar a janela do sistema virtual.

Através de máquina virtual você pode preparar um ambiente virtual e compartilhar com seus amigos as máquinas virtuais para que eles também possam estudar, dividir dúvidas e quebrar a cabeça juntos.

Atualmente há várias soluções de virtualização, inclusive gratuitas. As mais utilizadas são Vmware Server, Virtualbox e Qemu. Visitando diversos fóruns podemos ver que o Virtualbox tem sido uma solução bem popular. Este pode ser baixado através do seu site oficial. Há duas versões. A OSE possui apenas código livre. Já a versão normal inclui todos os recursos inclusive não livres. Recomendo esta última.

Janela principal do Virtualbox da Oracle
Na janela acima, como podem ver, há um inventário de máquinas virtuais Windows (desktop e server) e Linux (Ubuntu Desktop e Ubuntu Server). Você pode configurar a máquina virtual como se fosse na vida real. Ou seja, incluir memória, adicionar discos, habilitar várias CPUs e muito mais. Há também a possibilidade de criar redes virtuais completamente independentes, como se fossem redes distintas no mundo real. E incluindo placas de redes adicionais pode-se integrar as redes simulando um gateway, como ocorre em um ambiente real. Legal não é?

E como são armazenadas as máquinas no meu HD? São simplesmente pastas com diversos arquivos no meu HD. Os principais arquivos são os arquivos dos HDs virtuais (geralmente extensão VHD, VDI e VMDK) e um arquivo de configuração da máquina virtual (geralmente um arquivo XML). Para fazer backup desta máquina ou compartilhar com alguém, basta apenas fazer uma cópia da pasta contendo esses arquivos.

Arquivos de uma máquina virtual
Mas como nem tudo na vida são flores, máquinas virtuais também possuem suas desvantagens. 
  • Máquinas virtuais consumem muito espaça em disco
  • O consumo de memória é elevado
  • Requer um processador muito bom e de preferência com instrução de virtualização. Processadores mais antigos ou entry-level não apresentam um desempenho muito agradável quando exigidos;
  • Dificuldade em acesso direto à recursos de hardware, como aceleração gráfica 3D.
Há outro recurso muito interessante. Você pode criar snapshots das máquinas virtuais. Estes snapshots são como "uma foto" do estado do HD virtual. Portanto você pode tirar um snapshot de uma máquina, realizar os mais diversos testes e, se falharem, pode simplesmente restaurar esta foto do HD. Com isso em segundos uma máquina totalmente destruída estará disponível para uso.

Portanto, se já ouviu falar, mas nunca usou, recomendo ler sobre o assunto e brincar com algumas máquinas virtuais. Será um grande aprendizado e uma enorme diversão.

8 comentários:

  1. É, mas vc esqueceu de falar das licenças de software. Caso utilize software licenciado (windows, office, etc) o usuário deve ter uma licença para cada imagem virtual.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Matiusso. Para cada máquina virtual, caso seja esses sistemas que você citou, o usuário deverá utilizar uma licença para cada máquina virtual para estar devidamente legalizado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Nem sempre, você pode testar windows, office durante 30 dias, se não gostar não precisa da licensa.
    Durante 30 dias está usando totalmente legal.
    Bom falo do windows 7.

    ResponderExcluir
  4. Uso o virtualbox no linux. É uma boa pra testar as ISOs, mas força muito o hardware.

    Eu gosto de criar um disco só, particionar em ntfs e ext, com mbr, grub ... é muito bom para estudar.

    Não vejo utilidade no desktop de um usuario normal.

    ResponderExcluir
  5. Eu uso o VMware Player. Fiquei decepcionado com o Virtual Box pois na versão livre o USB não funcionava. Não sei se atualmente funciona, pois o VMware Player atende perfeitamente às min has necessidades.

    ResponderExcluir
  6. Cristiano X, você pode usar a versão normal do Virtualbox. Ela possui suporte à USB inclusive 2.0. Ela também é gratuita.

    ResponderExcluir
  7. Eu utilizo o VirtualBox para rodar uma cópia Windows 7. O banco de dados da empresa que trabalho só roda no win (SQL Server).
    Confesso que de vez em quando, quando o processador está sendo muito requerido a máquina virtual é fechada sozinha. Isso não acontece com tanta frenquencia na versão 4, quanto acontecia na versão 3, mas ainda assim me deixa chateado.
    Estou esperando a nova versão do Ubuntu (11.04) para testar o VMWare, pra ver se me livro desse problema.

    ResponderExcluir
  8. Meu PC tem um processador Sempron 2000+, aceita virtualização???, já tentei este e não funcionou, posso ter processado errado, alguém pode orientar??

    ResponderExcluir